Afinal o Que é " Emo'' ?


O termo Emo foi criado na década de 80 por meio de artigos de fanzines e revistas especializadas sobre o rock alternativo. Na época, algumas bandas de punk rock começaram a cantar letras introspectivas e sentimentais, relatando sobre suas emoções. Para imprimirem uma representação dessa nova sonoridade, imediatamente, os jornalistas e fanzineiros apelidaram essas bandas como “emotional hardcore”.

A originalidade criada pelas bandas estava justamente nas temáticas das letras incorporadas na musicalidade radical do punk rock. Assim, se antes as letras buscavam objetivamente corroer os pilares das instituições sociais, essas bandas inverteram o foco e encontraram nas reflexões subjetivas o amparo para suas inquietações juvenis.

As bandas precursoras (Rites of Spring, Embrace, etc.), consideradas pelos críticos musicais como pertencentes ao estilo “emotional hardcore”, não aceitavam o apelido. Na verdade, representavam o termo de forma pejorativa. No entanto, após a massificação do termo, atualmente, muitas bandas se definem como pertencentes ao movimento Emo.

No Brasil, essa tribo urbana teve seu destaque na mídia por volta do ano de 2003. Grupos de rock como Dance of Days, NX Zero e Gloria, foram despejadas de maneira massiva nos meios de comunicação, contribuindo para a divulgação da sonoridade e proliferação de grupos de jovens que se identificavam com as letras dessas bandas.

Extremamente “emotivos” e esbaldando dramatizações no comportamento, esse grupo vem capturando um olhar preconceituoso da opinião pública e de outras tribos urbanas.

Lady Gaga : Será que ela é só uma modinha?

  • Poker Face

☺ 'Chaat Galeraa!