Tudo Sobre Sexo!


Fiz sexo oral com meu namorado e ele estava sem camisinha. Existe algum risco de eu pegar uma doença?

"Infelizmente, sim. Ao fazer ou receber sexo oral você entra em contato com a saliva e com as secreções da área genital (feminina ou masculina), que podem conter microorganismos, caso o homem (ou a mulher) estejam infectados. Daí, essa prática pode transmitir doenças sexuais de um para o outro. Por isto, não se exponha. Existem hoje no mercado preservativos com sabor e aromatizados, além da camisinha feminina. Procure saber mais sobre esses preservativos para que o sexo se torne mais seguro."

É verdade que a menina sangra muito na primeira vez?

"Não. O sangramento que pode acontecer (mas não é obrigatório) na primeira transa é resultado da ruptura dos vasinhos do hímen, aquela membrana que recobre a entrada da vagina. É um sangramento discreto e ocorre após a relação. Dificilmente dura mais de 1 dia ou se repete nas outras relações. Quando ele se rompe apenas em um ponto, pode acontecer de surgir um outro pequeno sangramento em uma segunda vez, por exemplo. Porém, em nenhum caso o sangramento é abundante".

Transar com absorvente?
Tem problema transar com absorvente íntimo?

Tem, sim. Em primeiro lugar, é importante esclarecer que o absorvente tem a finalidade de absorver o fluxo menstrual e não é um método contraceptivo para impedir a subida dos espermatozóides até o óvulo. Além de não funcionar como tal, é preciso ter cuidado com seu uso. Durante a menstruação, se o absorvente íntimo permanecer por muito tempo dentro da vagina da menina, as bactérias que existem no local podem começar a se proliferar rapidamente, causando uma infecção séria no seu organismo. Por isso, nada de abusos ou invenções. A melhor maneira de se proteger contra uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis é usando camisinha. Só ela pode evitar tudo isso.

Estou muito preocupada com a minha primeira transa.

“A primeira relação sexual gera muitas dúvidas: vai doer? Vai sangrar? Corro o risco de engravidar? É o momento certo? Todas essas questões são importantes e você deve estar bem tranqüila a respeito antes de decidir transar. O medo de engravidar pode ser resolvido se procurar um ginecologista para se informar sobre os métodos contraceptivos e o uso da camisinha, que protege contra a gravidez e também das doenças sexualmente transmissíveis. Uma boa conversa com o médico poderá esclarecer suas dúvidas e acabar com muitos medos sem fundamento.”

Os efeitos colaterais que a pílula anticoncepcional pode causar dependem do organismo de cada pessoa ou dos componentes de cada medicamento? Tem algo que possa ser feito para evitar ou amenizar os sintomas?

Os efeitos colaterais das pílulas dependem do organismo de cada pessoa e também da qualidade hormonal dos hormônios que elas contêm. Outros efeitos colaterais, além do inchaço e retenção de liquido, podem surgir como escapes menstruais (às vezes como borra de café), dor mamária e outros, porém não se deve pensar neles, pois a pessoa pode ficar sugestionada e sentir o que talvez não fosse sentir... Caso sinta alguma coisa, fale com seu médico e ele te orientará e ajudará a amenizar os sintomas.

Pode acontecer da garota menstruar durante a gravidez?

A mulher pode sangrar durante a gravidez por vários motivos e achar que é menstruação. Porém, trata-se de sangramento gestacional (implantação da Placenta, Placenta baixa, ameaça de aborto, etc.). Menstruação mesmo não ocorre se a mulher estiver grávida.

Quais são os efeitos colaterais que a pílula do dia seguinte pode causar? E o que acontece se usada com muita freqüência?

A Contracepção de Emergência pode causar náuseas, cefaléia, dor mamária, mas especialmente mudança no ciclo menstrual, adiantando ou atrasando o fluxo. As irregularidades do ciclo são mais comuns quanto mais se usa, podendo diminuir a eficácia do método se usada com freqüência.

. A ejaculação precoce é apenas um problema psicológico ou pode ser algo mais sério? O que pode ser feito para evitá-la?

A ejaculação precoce é considerada basicamente uma anormalidade psicológica das disfunções sexuais. Estudos recentes têm mostrado associação da involuntariedade ejaculatória com alguma alteração neurológica genital, recebendo indicação de tratamento psicológico. Define-se a ejaculação precoce como a incapacidade de controle voluntário da ejaculação em 50% das oportunidades sexuais. Para evitá-la, é preciso que se consulte um especialista que avaliará se existe mesmo a ejaculação precoce, se é somente um problema de adequação sexual ou algo situacional. Se for mesmo este o problema, existe tratamento específico medicamentoso e psicológico a ser indicado. É bom lembrar que o preservativo pode ajudar a controlar melhor a ejaculação. O homem com esse problema deveria usar camisinha, de preferência de textura mais grossa.

É verdade que, se tomar pílula anticoncepcional por muito tempo sem interrupções, a mulher pode ter dificuldades para engravidar quando parar de tomar o medicamento?

O tempo é um fator importante na fertilidade. A pílula evita a gravidez enquanto em uso e, portanto, adia a mesma. Caso seja utilizada por muitos anos, ao interromper a mulher pode não estar mais tão fértil como antes, mas pelo fator idade. O uso da pílula, principalmente se contínua, não pode ser implicada como causa de infertilidade, já que evita a progressão de doenças que causariam infertilidade como a endometriose e a dificuldade de ovulação. Desta forma, se não fosse por adiar a gravidez deixando a idade dificultá-la, a pílula poderia até ser considerada protetora.


É verdade que é praticamente impossível engravidar durante a menstruação? Transar durante o período menstrual traz algum perigo?

Dificilmente isso ocorrerá. Porém um fluxo menstrual prolongado pode "esbarrar" com o período ovulatório e, considerando o tempo de sobrevivência do espermatozóide (48-72 h), ao ocorrer a ovulação, as condições poderiam estar propícias para uma gravidez, mesmo o sangramento ainda existente. Os cuidados higiênicos devem ser intensificados porque a mudança de PH que o sangue menstrual causa na vagina pode alterar a flora de defesa e facilitar a ocorrência de infecções urinárias, por exemplo.

Além da pílula anticoncepcional e da camisinha, quais são os outros métodos contraceptivos indicados às adolescentes?

Outros métodos usados na adolescência são o Diafragma, anticoncepção hormonal não oral como injetáveis, anel vaginal, implante (no braço, debaixo da pele, de onde libera hormônio), camisinha feminina, e até mesmo o DIU e o Endoceptivo Hormonal Intra-uterino excepcionalmente.

Pode acontecer de o hímen só ser rompido em uma segunda ou terceira penetração? Por que algumas meninas sangram e outras não?

O hímen pode não se romper na primeira penetração. Ele é uma membrana que separa a vagina da vulva da mulher virgem. Pode ter forma e espessura diversas entre as meninas e assim o rompimento também é diferente. Grande parte é complacente, ou seja, com um orifício central de certa forma elástico o que torna possível o não rompimento na primeira relação. O sangramento tem a ver com a vascularização desta membrana. Os vasos mais calibrosos e de maior pressão (arteriais) tendem a sangrar mais.

Por que muitas meninas dizem sentir mais tesão durante a menstruação?

A mulher é cíclica bifásica, ou seja, ela tem as fases do ciclo menstrual influenciando toda a sua vida, assim como o seu comportamento sexual. Apesar do hormônio responsável pelo desejo ser a testosterona, existem vários outros hormônios e nefro transmissores envolvidos na resposta sexual. Quando menstruada, a mulher está saindo da fase progestínica, que a leva mais a introspecção e a um desejo menor, e entra na estrogênica, que a leva a leva a uma maior euforia e disposição para o sexo.

Transar na piscina/banheira apresenta os mesmos riscos de engravidar que transar em lugares "comuns"?

Os riscos de engravidar nesta situação existem, com certeza; o que pode dificultar ligeiramente a ocorrência de gravidez é a diluição do sêmen pela água.




☺ 'Chaat Galeraa!